sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A caixa de memórias


   Minha mãe fez para mim e para o meu irmão uma caixa de memórias da
Pippilotta
infância. Como não abria a minha há bastante tempo, decidi hoje dar uma olhadinha. No meio das fotografias e dos brinquedos, estavam alguns livros que me marcaram bastante, como A bolsa amarela, Sítio do Picapau Amarelo e as aventuras de Pippi L
ångstrump (Pippi Meialonga, se você quiser chamá-la assim :)).
Umas coisinhas 

Astrid Lindgren 
   Pippilotta Viktualia Rullgardina Krusmynta Efraimsdotter  Långstrump ou simplesmente Pippi , uma suequinha aventureira, engraçada e tão forte que  até consegue levantar um cavalo, me traz ótimas lembranças.  Sempre esteve presente na infância de minha mãe e minha tia, por meu avô ser sueco. Por isso, acabou também fazendo parte da minha e do meu irmão.
     Ela é a personagem principal da série de livros infanto-juvenis da sueca Astrid Lindgren .Filha de um marinheiro que vive nos Mares do Sul, Pippi se muda para Vila Vilekula , uma casa antiga  numa cidadezinha do interior. Fica amiga de Tom e Annika , com quem vive as mais loucas e divertidas aventuras. Pippi tem um cavalo chamado Lilla Gubben e um macaquinho, Herr  Nilsson.
           
Pippi e Lilla Gubben 


Herr Nilsson
   Quando penso na Pippi, vêm à minha mente as tardes de brincadeiras com meu irmão e amigas, o momento antes de dormir, em que sentávamos para minha mãe contar histórias, sopas dos jantares de inverno que eu não queria comer, mas acabava comendo, porque mamãe dizia ter sido um personagem que trouxe a receita ( inclusive tinha a sopa da força da Pippi :)). Enfim, bons momentos simples e passageiros que ficarão para sempre guardados na memória e no coração.



Trilogia de livros 
   Há alguns anos atrás a Cia das Letrinhas lançou uma trilogia das aventuras da Pippi. Li quando era menor e me diverti horrores, recomendo muiittooo. Fuçando na internet, descobri que em 2008 a Cia das Letrinhas lançou uma edição especial das histórias de Pippi ilustrada pela Lauren Child ( autora e ilustradora de Charlie & Lolla  e Clarice Bean *-*). Este ainda não li, se alguém já leu me conte o que achou ;


Da esquerda para a direita: o livro que eu tenho, a edição especial de 2008
  

2 comentários:

  1. Meu amor, que lembranças deliciosas, momentos inesquecíveis em que nos diveríiamos muito, eu, voce e seu irmão , com as aventuras da Pippi e muitas outras...lembranças do coração!!!      

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Amo lembrar coisas da época de infância ♥
    www.baudagarotacrista.com

    ResponderExcluir