terça-feira, 25 de agosto de 2015

Praia, sorvete e nostalgia


     Às vezes fico só observando. Quando paro para observar as coisas, vejo o quanto as pessoas são interessantes. Nestes momentos, penso como o mundo é grande e repleto de pessoinhas e que cada uma tem uma vida. Uma vida complexa, como todas as vidas. Cheia de problemas, pensamentos, alegrias, crenças, tristezas, decepções e outras pessoas. São zilhões de histórias diferentes, atuais e antigas.
     Vejo o mundo como uma biblioteca infinita, que abriga livros de todos os gêneros possíveis. As nossas vidas são livros.  A cada passo, a cada experiência vivida, palavras vão sendo escritas, formando o belo livro da vida.
Experimente um dia, parar e observar. Você vai encontrar muitas histórias (só não se esqueça de viver as suas), inclusive cômicas, como a que acabei de lembrar agora.
      Eu estava de férias numa praia. Era uma família. A mãe, a avó, o filho/ neto e a filha/neta. Acredito que a senhora não era a mãe da outra mulher, porque esta, a chamava pelo nome. Deviam ser nora e sogra, tenho quase certeza. A menina parecia ter uns nove anos de idade e o menino uns cinco.
O sol estava forte e a praia cheia de gente. Eles estavam acomodados, com seus apetrechos de praia perto de mim.
     O garotinho não sossegava. Queria porque queria entrar no mar. A mãe e a avó disseram para ele esperar um pouco, queriam tomar um pouco de sol. A grande maioria dos adultos se esquece de que já foi criança. Todos já passamos pela fase, em que se precisa da boa vontade de algum adulto, seja para nadar ou para comer uma sobremesa nos almoços de domingo, nos jantares de Natal. Eles só querem saber de conversar, discutir, etc. acabam sempre pedindo para as crianças esperarem.  Enfim, o pequeno continuou a insistir. A avó acabou se oferecendo para levá-lo até a beira do mar, para ele molhar os pezinhos. Com um grande bico e uma expressão descontente, pegou na mão da senhora e foi molhar os pezinhos.
        Eu já estava achando que o menininho havia se conformado com a situação, mas me enganei. Ele soltou a mão da avó e pulou na água. Dava para perceber que o danadinho sabia nadar, mas a avó ficou desesperada. Foi atrás dele, que já se distanciava.
      Ao verem toda a afobação, a mãe e a filha foram correndo até o mar.
A avó conseguiu pegar o garotinho no colo, mas mal teve tempo de se recompor do susto. A netinha agarrou suas costas feito um carrapatinho, e acabaram as duas caindo sobre o menino, que não sei como conseguiu se livrar da “prisão”.  
Aos gritos, a mãe mandou a garota largar a avó. Com uma cara de quem não estava entendendo muito bem a situação, a menininha saiu de cima da senhora.
      As duas mulheres mais velhas foram atrás do garotinho, que não estava muito longe, mas acabaram tropeçando uma na outra e levaram um belo banho de uma onda. Os irmãos riram e foram ajudá-las, mas acabaram também tropeçando e levando um caldo. Riram mais ainda. No final das contas, foi um senhor, que caminhava com a esposa perto dali que as ajudou a levantar.
     O cabelo das duas ficou bagunçado e os óculos da senhora tortos em seu rosto. Agradeceram a ajuda e foram até os irmãozinhos. O sermão das duas foi interrompido pelas próprias crianças, que ao verem o sorveteiro passar gritaram “Sorvetee !!” e saíram correndo até ele. Mãe e avó entreolharam-se e sorriram. Perceberam que brigar não resolveria nada. Decidiram dar um final feliz ao episódio. Tudo acabou em sorvete.

      Tenho certeza de que esta história , assim como ficou guardada em minha memória, ficou também guardada na deles. Algo que sempre lembrarão com boas risadas. 

5 comentários:

  1. Eu adoro ir a praia para observar o povo, sempre tem alguma coisa engraçada para se ver... KKKK

    Helaine Costa - Blog NannaMais
    http://nannamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk verdade! Sempre dá para presenciar ótimas histórias :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida, acho que conheço os personagens dessa historia!!!!

    ResponderExcluir